Dores da Colômbia

Una Madre

Eu sou uma apaixonada pela arte do colombiano Fernando Botero. As famosas obras das gordinhas são conhecidas no mundo todo, principalmente a paródia feita pelo artista de telas famosas como a Mona Lisa, retratada por ele com alguns quilinhos a mais.

Mas Botero não tem apenas obras satíricas. Na mostra que acaba de chegar a Curitiba, chamada ‘Dores da Colômbia’ , composta de 6 aquarelas, 36 desenhos e 25 pinturas, o artista retrata o sofrimento do povo colombiano nos últimos anos, trazendo imagens trágicas da ação dos grupos guerrilheiros e paramilitares no país, que originaram a morte de mas de 1,5 milhão de colombianos.

A série de obras foi doada pelo artista para o Museu Nacional da Colômbia, sob o argumento de Botero de que não iria fazer dinheiro com o sofrimento de seu amado país.  Atualmente, a mostra percorre algumas cidades brasileiras e irá para o exterior.  Em Curitiba, ela fica até o final de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, que abre de de terça a somingo, das 10 às 18, com entrada de apenas 4 reais.

Em tempo: em recente visita ao museu dedicado ao artista em Bogotá, meus pais aprenderam duas coisas bem interessantes sobre a obra dele. Já repararam que o rosto das personagens femininas é sempre o mesmo? Pois é, este é o rosto da mãe de Botero, que ele usa em todas as mulheres de suas obras. O outro dado é muito mais triste, mas é importante para entender o artista: há muitos anos, ele perdeu um filho pequeno em um trágico acidente (em uma viagem o garoto pôs a cabeça para fora do carro e foi ‘decapitado’ por uma árvore à beira da estrada), algo que nunca superou. Em homenagem ao menino, faz uma referência à sua morte em todas as suas telas. Repare que sempre há uma gaveta aberta, uma fruta cortada ou algo fúnebre, lembrando a grande perda pela qual ele passou.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s