Marché aux Puces

Eu já tinha ouvido falar muito do Marché aux Puces de St. Ouen de Paris e  como adoro antiguidades, achei que valia a pena ir até lá para conhecer o tão famoso mercado.

Quando comecei a pesquisar, descobri que não é um mercado só, mas sim, diversos mercados em uma mesma região, formando um labirinto de lojas e barraquinhas, que vendem de prataria a roupas usadas, passando por móveis sofisticados, objetos e livros raros e bolsas Birkin que parece que acabaram de sair da caixa.

Para chegar lá, tem que pegar a linha 4 do metrô, no sentido Porte de Clignancourt e descer na estação de mesmo nome. Ande umas três quadras para o sentido norte (você vai passar por uma praça com uma feira de quinquilharias e falsificações – passe longe dela!), passe embaixo do trilho do trem e entre na rue des Rosiers à esquerda, onde está a maior parte das coisas interessantes.

São muitos mercados: o Biron é especializado em mobiliário Art Nouveau e estilo Napoleão, o Dauphine tem objetos clássicos no térreo e mais modernos nos andares superiores, o mercado Rosiers é especializado em design, o enorme Paul Bert tem de tudo um pouco, o Malik tem roupas usadas e os dois que mais gostei: o Vernaison, que tem objetos para a casa, pratarias e antiguidades em geral e o Serpette, onde estão os antiquários mais caros e exclusivos.

O mercado só abre aos sábados (das 9 as 18), domingos (das 10 às 18) e segundas (das 11 às 17). Vale a pena ir de manhã, quando é mais vazio, e andar por vários deles, pechinchando e aproveitando o dia. Há vários restaurantes na região, para quem quiser almoçar por ali mesmo.

Ah, e para quem tem interesse, as bolsas Hermès ainda com cheiro de novas estão na loja Le Monde du Voyage, no Marché Serpette, stand 15, allée 3. Ele também tem uma infinidade de gravatas e lenços da marca, além de algumas malas de viagem Louis Vuitton e Goyard. Não deixe de conversar com o dono da loja, um senhor muito simpático que sabe detalhes incríveis sobre a história da tradicional casa francesa e das bolsas-desejo e vai te mostrar até mesmo como distinguir uma Birkin verdadeira de uma réplica.

1 thought on “Marché aux Puces

  1. Amei essa dica… Pena q desta ultima vez q estive em Paris, ñ sabia desse lugar ( conheço outras feiras de antiguidades em Paris, até tenho algumas coisas legais aqui em casa q comprei nelas. Mas da proxima vez vou usar essa dica com certeza.. Bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s